Empossado o novo conselho municipal antidrogas – COMAD

Com novo formato, contando com mais entidades agregadas às ações de prevenção e combate ao uso de drogas, foi empossado o Conselho Municipal Antidrogas de Santo Ângelo – COMAD -, em solenidade realizada no gabinete do prefeito Jacques Barbosa, com a presença do vice-prefeito Bruno Hesse, do vereador Valdonei da Luz, e representantes das instituições que integram o órgão.

Jacques reiterou a disposição do Governo Municipal de discutir em conjunto com o conselho os assuntos relacionados às drogas. O prefeito também lembrou que, atendendo ao pedido do próprio órgão, a composição do conselho sofreu alterações através de Lei do Executivo, abrindo espaços para a participação do Conselho Tutelar, Associação Médica Espírita de Santo Ângelo, Rotaract Clube e Léo Clube (Centro e Universitário), em substituição a outras entidades que não tinham participação efetiva.
Para o atual presidente do COMAD, Cairo Abreu Ribeiro, a nova composição cria uma expectativa de mais efetividade e representatividade para o conselho. Na avaliação do presidente, 2017 foi um ano extremamente produtivo para o conselho com a realização e participação em diversas campanhas de conscientização e de alerta e palestras na rede de ensino de Santo Ângelo, tendo como foco a prevenção ao uso de drogas. Ribeiro anunciou que a primeira reunião de 2018 será em fevereiro, quando haverá eleição da nova diretoria e a elaboração do Plano de Atividades para o ano.

Em sua manifestação, o prefeito Jacques disse que, entre as metas do Governo Municipal para o próximo, está o debate para organizar a rede de auxílio envolvendo o COMAD, os centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Hospital Santo Ângelo e os centros terapêuticos. “Temos foco no mesmo objetivo. Vamos fortalecer esta rede de atendimento para um trabalho mais harmônico com mais resultados para a sociedade”, concluiu o prefeito.

No encerramento da solenidade, as autoridades realizaram a entrega das portarias de nomeação aos componentes do conselho.

Fotos: Fernando Gomes