Programa de Educação Fiscal estimula a participação cidadã

O Governo Municipal de Santo Ângelo realizou na manhã desta terça-feira, 10, o Programa de Educação Fiscal. O evento foi realizado no Auditório Vermelho da Faculdade CNEC.
O evento contou com a nomeação dos membros do Grupo Municipal de Educação Fiscal, palestra sobre o tema ministrada por Jorge Luis de Lima Atencia, analista tributário da Receita Federal e entrega dos prêmios da Nota Fiscal Gaúcha e do programa Cidadão Premiado.
O Programa Municipal de Educação Fiscal é coordenado por Eliseu Morim e tem como objetivo promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania, sensibilizando o cidadão para a função socioeconômica do tributo, levando conhecimento sobre administração pública.
O secretário municipal da Fazenda, Luís Voese, salienta que o Programa vai mostrar os direitos e os deveres dos cidadãos, possibilitando que a comunidade conheça melhor a gestão pública e a transparência dos órgãos. Já o secretário municipal da Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, destaca que o trabalho é o da formação cidadã dos alunos sobre os temas relacionados à cidadania fiscal.
O prefeito Jacques Barbosa empossou os membros do Grupo Municipal de Trabalho de Educação Fiscal, que representam as secretarias municipais da Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio e Educação, Procon e das escolas da Rede Municipal.
Jacques afirmou que a educação possui papel preponderante para a formação de uma geração mais consciente quanto ao empreendedorismo e educação fiscal. Desta maneira, o Governo Municipal tem trabalhado neste sentido, através de parceria com o SEBRAE, capacitando servidores e levando a educação empreendedora aos alunos de quatro escolas municipais neste segundo semestre e com o desafio de ampliar o programa em 2020. “E a Educação Fiscal também merece uma atenção, trabalhando de uma forma atrativa para os alunos, para que eles compreendam a função social dos tributos e a necessidade da compreensão de como são geridos os recursos obtidos através dos impostos pagos”.
O prefeito ainda salientou que a ideia é ampliar esses programas, desenvolvendo ambiente de consciência cidadã, estimulando a cidadania ativa com práticas positivas.

📸Fotos: Fernando Gomes



Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Ângelo