Programa Esporte e Lazer da Cidade capacita agentes para atuação comunitária

Na quarta-feira, 06, no Auditório do PROCON iniciou o treinamento para os agentes que vão trabalhar no Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC. O curso está sendo ministrado pelo professor da UNICENTRO, Silvano Coutinho. Estiveram presentes na abertura o prefeito Jacques Barbosa, o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude Vando Ribeiro de Souza, o presidente da Câmara de Vereadores Adolar Queiroz e o coordenador geral do programa Marlon Moreira, e os vereadores Everaldo Oliveira, Vinicius Makwitz e Ademir Queiroz.
O PELC é um programa do Ministério do Esporte gerenciado pelo Governo Municipal que funciona por meio de convênio e tem como objetivo levar a prática de atividades físicas, culturais e lazer para todas as faixas etárias e portadores de deficiência, estimulando a convivência social e formando lideranças comunitárias. Em Santo Ângelo serão instalados seis núcleos e sub-núcleos que atenderão os três mil inscritos para participar do programa, cada local terá um coordenador, um coordenador pedagógico, coordenador geral, interlocutor e seis agentes.
Durante os dias 6, 7 e 8 os agentes estão participando do Módulo de Formação Introdutório I e Formação dos Recursos Humanos para conhecer as diretrizes do programa e debater sobre os conceitos de esporte, lazer e cultura da forma que o PELC os enxerga e trabalha.
Neste Módulo também é formulado quais atividades serão feitas nas oficinas e é montada a grade de trabalho nos núcleos. Silvano enfatizou a importância da presença das autoridades no primeiro dia, pois, isso demonstra o valor dado ao programa pelo Governo Municipal.
O programa vem para somar o trabalho já realizado pelo município nas áreas de esporte, lazer e cultura. “Esperamos que vocês aproveitem as ferramentas, condições e capacitações que estão sendo oferecidas para que seja realizado um bom trabalho em prol da comunidade”, destacou o prefeito Jacques Barbosa aos quarenta e três agentes. O prefeito também frisou que o programa terá apoio de todas as secretarias municipais para que tenha um eficiente funcionamento.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes